Páginas

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Cães treinados para ajudar crianças com alergias alimentares



As alergias alimentares severas afetam milhares de pessoas no mundo inteiro - em muitos casos sendo potencialmente fatais. Para muitos, um breve contato (mesmo sem a ingestão) ou inalação do alérgeno podem desencadear um choque anafilático. No caso de crianças com alergias severas, atividades como ir a escola, brincar no parque, jogar bola ou passear no shopping tornam-se assim extremamente perigosas, restringindo significativamente sua vida social e liberdade.

Uma iniciativa inovadora está agora ajudando crianças com alergias severas a ter uma vida mais normal: cães treinados especialmente para detectar o alérgeno perigoso para a criança. A iniciativa – conduzida pelo Associação Angel Service Dogs - está ganhando projeção, já tendo ajudado diversas crianças nos Estados Unidos.

Dado que o olfato de um cão é muito mais desenvolvido e preciso do que o de humanos, estes cãozinhos podem detectar o alimento perigoso (como amendoim, frutos secos, e outros alérgenos) em qualquer forma: cru, cozida, na forma de manteiga, em pó, etc. O cachorro é treinado assim para acompanhar a criança em todas as suas atividades (escola, parques, reuniões, etc), detectar o alérgeno, avisar a criança e mantê-la longe do perigo.

A iniciativa surgiu da própria necessidade da fundadora da Associação Angel Service Dogs, já que sua filha é extremamente alérgica ao amendoim. A Associação trabalha com várias raças – incluindo o Cão D’Água Português, Labradores, Golden Retriever, dentre outros. Os cães são selecionados em função das necessidades da criança, passando então por um treinamento intenso para que sejam bons farejadores e animais de compania.

Mais informações:

Angel Service Dogs: http://www.angelservicedogs.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário