Páginas

terça-feira, 30 de março de 2010

Alergia alimentar

O que é?
A alergia alimentar é uma reação indesejável que ocorre após a ingestão de determinados alimentos ou aditivos alimentares.
.
O termo hipersensibilidade alimentar (geralmente usado como sinônimo de alergia alimentar) pode ser definido como uma reação clínica adversa, reproduzível após a ingestão de alergenos (substâncias que desencadeiam a alergia) presentes nos alimentos, causados pela exposição a um estímulo em uma dose tolerada por pessoas normais.
.
A alergia alimentar sempre envolve um mecanismo imunológico, expressando-se através de sintomas muito diversos. A alergia alimentar é, simplificando ao máximo, uma resposta exagerada do organismo à determinada substância presente nos alimentos.

Como se manifestam as alergias alimentares?
.
A maior parte dos sintomas surge minutos a duas horas após a ingestão. Tanto a natureza da reação como seu tempo de início e duração são importantes para estabelecer o diagnóstico de alergia alimentar. As reações cutâneas (que envolvem a pele) mais comuns são: urticária, inchaço, coceira e eczema; do sistema digestivo: diarréia, dor abdominal, vômitos, do aparelho respiratório: tosse, rouquidão e chiado no peito. Em crianças pequenas, a perda de sangue nas fezes, pode ocasionar anemia e retardo do crescimento.

Dicas para dieta de exclusão:

Prefira alimentos de origem orgânica, como legumes, hortaliças e frutas essas são mais dificeis mais se conseguir as que se consome com a casca é melhor, faça alimentação mais natural possivel pois agrotóxicos irrtitam também a mucosa intestinal.
Procure não comprar produtos industrializados, que não possuam nas embalagens informaçãoes á alergenos, ou antes de consumir procure confirmar no SAC se possuem traços de leite, ovo soja enfim eles podem conter pequenas quantidades ( contaminação de maquinário, embalagens e preparo) com produtos alergenos.
Evite comer fora de casa, alimentos feitos por outras pessoas não ser confiávies, usam um mesmo óleo que se fritou batata pra fritar um pastel de queijo, geralmente você não consegue identificar oque colcaram no que está comendo.
Prefira carnes orgânicas, são carnes que tiverem uma inspeção alimentar sem uso de antibioticos e suplementos.
Elimene os corantes eles também agridem o intestino.
Sucos de caixinha parecem confiáveis ? mais quem é alérgico a soja não! pois as maquinas que embalam sucos de soja embalam sucos de frutas.
Pão francês pode ser um vilão tem estabelecimentos que mudam a maneira de fazer o pão conforme o padeiro muitos colocoam ocasionalmente leite em pó na massa do pão, prefira fazer pão em casa é mais seguro.
Bolachas são muito mais saborasas as feitas em casa, as industrializadas acessíveis são cookies são muito duras e tem pouco sabor.
Use sua criatividade !!! mães que estão passando por essa dieta de restrições com seus filhos tem que lembrar que esse trabalho todo é só por alguns meses logo logo eles poderam estar comendo de tudo e mais um pouco !!! pensamento positivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário